Indo Além

29 mar

A frase de William Shakespeare (“Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode supor a nossa vã filosofia”) ilustra bem a idéia central aqui: A de que pouco (ou nada) sabemos sobre este mundo em que estamos. Mesmo assim, nos apoiamos em alguns princípios básicos e idéias fundamentais (que aprendemos desde a infância), pra tentarmos a partir daí, construir algum sistema de referências que nos ajude a entender parte do que percebemos.
A esse ‘sistema de referências’ e idéias fundamentais chamamos ‘Paradigma’, que ao se enraizar em nosso inconsciente, molda o mundo ao nosso redor e a nós mesmos.
O problema surge quando não se separa mais o que é um sistema do que é o mundo, passa-se a achar então que o sistema É o mundo, e qualquer coisa fora do ponto de vista que é adotado é vista como “inexistente” ou “de outro mundo”.
Mas, como já disse Shakespeare, há mais coisas que não podemos sequer supor que existam, mas existem. E além de existirem entram em contato conosco diariamente e influenciam nossas vidas e mesmo sem que percebamos ou acreditemos, movem nosso mundo.
Imagine que você não soubesse nada sobre o comportamento de raios e eletricidade. Fato é que se levantar uma vara de ferro no meio de um campo aberto em meio a uma tempestade elétrica, provavelmente será atingido por um raio, independente de qual causa você atribua a isso. Ou seja: mesmo que seu paradigma não inclua ou dê uma interpretação diferente para os raios, ainda assim aquela força vai alterar (em muito) a sua vida!
A idéia aqui então é ver um pouco além dos paradigmas a que estamos acostumados, procurando as leis mais fundamentais sobre o assunto e procurando explorá-las.
Ainda que em alguns gigabytes não consigamos dizer nem uma pequena parte do que queremos e menos ainda do que existe, esperamos poder ajudar outras pessoas a pensarem por si mesmas e a verem além do óbvio que nos prende a um mundo doente.

Seja bem vindo a este blog!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: